Busca Avançada
nós encontramos 0 resultados
Resultado da sua pesquisa

Vale a pena morar e trabalhar em Portugal?

Publicado por Daniel Magalhães Ligado 27 de maio de 2014
| 0

Com o aumento de impostos e desemprego no Brasil, tem sido cada vez mais frequente as perguntas em relação a morar e trabalhar em Portugal. A principal dúvida é se realmente vale a pena, por isso vou fazer uma análise geral da visão de um brasileiro vivendo em Portugal.

A resposta mais “correta” para essa pergunta depende do que você quer:

Ganhar/guardar dinheiro em Portugal

Sinto lhe dizer, mas ao contrário do que a gente sonha em relação aos Estados Unidos, Portugal não é um país para se fazer muito dinheiro e criar uma boa poupança. Isso por que os salários não são altos (arrisco até dizer que em alguns casos vai ganhar menos do que no Brasil).

Tenha em mente que o salário mínimo, assim como no Brasil, não vai te dar uma boa qualidade de vida. A partir de dois salários mínimos que começa a ter uma situação um pouco mais confortável. Já escrevemos aqui um guia do Custo de vida em Portugal

Viver bem e ter qualidade de vida em Portugal

Se o seu objetivo não é focado em ganhar dinheiro e sim em viver bem, você está prestes a fazer uma excelente escolha. Eu particularmente só tenho coisas boas a dizer sobre Portugal nesse sentido.

  • Violência: a taxa de homicídios dolosos (por grupo de 100 mil habitantes) do Brasil é de 21.7 enquanto Portugal tem uma taxa de 1.26. Assaltos a mão armada são raros também. Existe uma sensação de segurança muito grande, você consegue andar tranquilamente com celular e carteira de noite na rua.
  • Saúde Pública: Já fizemos um guia completa de como funciona a saúde pública em Portugal, e de maneira geral é muito satisfatória, podendo ser comparada a hospitais particulares do Brasil.
  • Ensino Público: O ensino público em Portugal é onde a maioria das pessoas estudam, e de maneira geral é bem avaliado, mas claro que tem escolas que são melhores que as outras. Algumas faculdades públicas estão entre as melhores da Europa.
  • Transporte Público: Ainda não sentimos a necessidade de comprar um carro, por que moramos do lado do metrô e conseguimos fazer TUDO de transporte público. Tem bilhetes mensais a partir de €30, e um detalhe é que aqui no Porto, não tem catracas nos ônibus e estações de metrôs, é tudo na base da confiança de que cada cidadão sabe seus deveres.

Recentemente o Algarve foi eleito o melhor lugar do mundo para se viver na aposentadoria por diversos fatores, incluindo a qualidade de vida. Se quer um lugar pra viver tranquilo e poder ir trabalhar a pé, por exemplo, é uma excelente opção.

Trabalhar em Portugal

A minha mudança para Portugal foi por conta de uma proposta de trabalho, e pessoalmente valeu muito a pena por que consegui crescer profissionalmente e ganhar experiência internacional, mas tenho minhas dúvidas se realmente vale a pena sair do Brasil para trabalhar em sub-empregos em Portugal.

Em sub-empregos você não vai conseguir ganhar bem para guardar dinheiro e nem aprender, talvez seja melhor procurar um país com um bom salário mínimo para pelo menos juntar dinheiro. O ideal é já vir com um bom emprego, porque apesar do desemprego ter caído por aqui, ainda é o DOBRO do Brasil.

Ou seja, se for para trabalhar na sua área e ganhar experiência, VENHA. Se você quer saber mais, aconselho ler o guia de Como trabalhar em Portugal.

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será exibido.

Fale com a gente
close slider

    SOLICITE UM ATENDIMENTO AQUI